Negro Opala Vermelho Mosaico
O factor Opala é recessivo não ligado ao sexo, apareceu nos anos 60 e trata-se de um factor de diluição das melaninas.
A mutação Opala concentra a eumelanina sob o canal medular das penas, o que com o efeito óptico dá um aspecto azulado à ave.
Na série negra a oxidação deve ser máxima, ausência de feomelanina, e as estrias são de cor cinzento negro sobre um fundo cinza azulado.
Patas unhas e bico negro.
Importa referir que, antes de mais, o negro opala é um negro e que a mutação opala só interage com a deposição da eumelanina, devendo manter o desenho similar à série clássica, desenho largo e continuo e oxidação de patas unhas e bico.
Como referido a mutação opala é azulada sendo esta a sua grande caracterÃstica, esta tonalidade provem da forma como a eumelanina é deposita:
A concentração da eumelanina nos negros clássicos é na superfÃcie da pena, o que faz com que exista uma absorção de toda a radiação luminosa à superfÃcie dando a cor escura compacta.
Na mutação Opala a deposição da eumelanina faz-se de outra forma, a superfÃcie é pobre em eumelanina e esta concentra-se na parte mais profunda da pena, a radiação luminosa não é reflectida como nos negros na superfÃcie mas sim no interior da pena o que dá o aspecto azulado tÃpico da mutação.
Um dos principais problemas do Negro Opala é a plumagem, existem vários criadores que consideram uma inevitabilidade estes defeitos, inclusivamente J. Van Mol defende que o motivo dos defeitos de plumagem se deve à forma como a eumelanina é depositada na parte mais profunda da pena e como o negro opala tem uma expressão máxima de eumelanina intensifica estes defeitos.
Contudo julgo que a má plumagem se deve principalmente:
Maus cruzamentos
Criação em Pureza sem utilização de portadores
Actualmente já existem excelentes exemplares pois verifica-se cada vez mais a utilização de portadores, julgo que também foi muito importante e benéfico a introdução do factor marfim, pois como este factor modifica a estrutura das penas vai melhora e retirar alguns defeitos indesejáveis como tufos de penas nos flancos, coutos das asas com penas levantadas e plumagem mal alinhada.
Acasalamento
As formas de acasalar na mutação Opala São:
 1 –                                         Opala X Opala
                         100% Opala
2 –Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Negro Portador Opala X Opal
        50% Opala                                       50% Portadores de Opala
3 – Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Negro Portador Opala X Negro Portador Opala
25% Opala                                 25% Negro                    50% Negro Portador Opala
4 – Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Negro X Opala
                  100% Negros Portadores Opala
Do acasalamento 2 obtemos opalas puros e garante-nos que todos os negros são portadores, este cruzamento é muito benéfico para uma melhor plumagem.
O cruzamento 3 dá-nos a possibilidade de obter Opalas puros excepcionais contudo dos negros que vamos obter não sabemos quais são portadores.
Quanto ao cruzamento 4 só nos permite obter portadores para introduzir no plantel em anos futuros.
O cruzamento 2 é o mais utilizado pois obtemos todos o Opalas puros, mas é necessário seleccionar muito bem ao reprodutores pelos motivos atrás expostos.
Pelo que considero como acasalamentos ideias o 2 e o 3.
José Fernandes